Quais tipos de serviços
são de responsabilidade da empresa
Confira abaixo uma lista com atribuições gerais que competem à uma
administradora de condomínios.Vale ressaltar que os tipos de serviços prestados
devem estar previstos em contrato e isso pode variar de caso para caso.
GESTÃO ADMINISTRATIVA
1.
Gerenciamento dos arquivos documentais
2.
Controle do cadastro de proprietários.
3.
Atendimento (pessoal/telefônico) de condôminos com fornecimento de
informações, soluções de problemas, etc..
4.
Disponibilização de banco de dados na INTERNET (serviço geralmente
cobrado à parte).
5.
Controle dos mandatos do Corpo Diretivo – Síndico e Conselho
Consultivo.
6.
Serviço de malote para a retirada e entrega de correspondência no
próprio Condomínio.
7.
Assessoria às reuniões do Corpo Diretivo (quando realizadas fora
do horário de expediente da empresa será cobrada à parte).
8.
Emissão e distribuição de cartas, circulares, editais de
convocação e atas das assembleias Gerais.
9.
Presença nas assembleias (qualificação e controle das presenças,
esclarecimento de dúvidas e redação das respectivas atas) – serviço geralmente
cobrado à parte.
10.
Transcrição das atas no Livro próprio e registro no Cartório de
Títulos e Documentos
11.
Coleta de orçamentos de obras e serviços que se fizerem
necessários
12.
Atendimento a fornecedores de materiais e serviços
13.
Elaboração das planilhas de concorrência e acompanhamento
financeiro das obras e serviços
14.
Gerenciamento do seguro de incêndio (obrigatório) e de
responsabilidade civil (controle do vencimento da apólice, coleta das propostas
para a renovação, análise e encaminhamento das mesmas ao Síndico para a
deliberação)
15.
Acompanhamento da liqüidação de sinistros.
16.
Gestão da situação/manutenção dos equipamentos de segurança,
levando-se em conta as normas do Corpo de Bombeiros, a legislação municipal
(CONTRU) e as normas técnicas da ABNT, a saber:
o
validade e renovação do AVCB – Atestado de Vistoria do Corpo de
Bombeiros
o
certificado de Manutenção emitido pelo CONTRU (edifícios
comerciais)
o
vencimento das cargas dos extintores de incêndio;
o
testes hidrostáticos dos extintores
o
hidrantes e registro de recalque do Corpo de Bombeiros
o
formação e treinamento da brigada de prevenção e combate à
incêndio
o
sinalização de segurança
o
sistema de alarme
o
sistema de iluminação de emergência
o
grupo gerador de energia elétrica
o
sistema de detecção de fumaça
o
portas corta-fogo
o
corrimãos
o
escada de emergência e rotas de fuga
o
sistema de pára-raios (medição ôhmica e abrangência do sistema)
o
instalações elétricas e controle de demanda das cargas instaladas
o
sistema de sprinklers
o
aplicação da legislação municipal referente aos deficientes físicos
17.
Controle/emissão de gráficos referente aos consumos de
água/esgotos, de energia elétrica e de gás (são anexados às pastas mensais de
prestações de contas).
18.
Administração de locações de espaços/áreas comuns do edifício
(lajes de cobertura, fachadas, etc.) – serviço cobrado à parte na base de 5% da
receita auferida pelo Condomínio.
19.
Controle e atualização do CNPJ do Condomínio. Eventual
regularização decorrente de problemas incidentes em gestão anterior a nossa,
será cobrada à parte, com preço submetido à prévia concordância do Síndico.
20.
Gestão dos contratos de conservação e de manutenção:
a) elevadores
b) porteiros eletrônicos
c) centrais telefônicas
d) antenas coletivas
e) áreas ajardinadas
f) portões automáticos
g) conjunto moto-bombas
h) aquecimento central
i) ar condicionado central
a) elevadores
b) porteiros eletrônicos
c) centrais telefônicas
d) antenas coletivas
e) áreas ajardinadas
f) portões automáticos
g) conjunto moto-bombas
h) aquecimento central
i) ar condicionado central
21.
Gestão de contratos de prestação de serviços terceirizados:
a) serviços de vigilância patrimonial
b) monitoramento de segurança 24 horas e sistema de proteção perimetral
c) serviços de limpeza
d) serviços de portaria
a) serviços de vigilância patrimonial
b) monitoramento de segurança 24 horas e sistema de proteção perimetral
c) serviços de limpeza
d) serviços de portaria
22.
Vistoria técnica periódica nas instalações e áreas comuns com
emissão de relatórios, ilustrado com fotos quando for necessário. As vistoria
são realizadas sem nenhum ônus para o Condomínio através da nossa associada
Techview Engenharia.
23.
Assessoria nas áreas de engenharia, arquitetura, paisagismo e
decoração. Como essa assessoria é terceirizada, a elaboração de projetos ficará
sujeira à provação prévia do respectivo orçamento.
24.
Controle dos acessos (emissão de crachás, livros de anotações,
etc.).
25.
Controle da manutenção das áreas de recreação: salão de festas,
salão de jogos, piscinas, salão de ginástica, home theater, quadras
poliesportivas, pistas de corrida, etc.
26.
Controle e cobrança dos alugueis pelo uso do salão de festas, de
churrasqueira, gazebo, etc.
27.
Diligências junto à concessionárias de serviços públicos,
cartórios e repartições públicas para obtenção de parcelamentos, certidões,
etc. – serviço geralmente cobrado à parte
GESTÃO
DE RECURSOS HUMANOS
(para funcionários não terceirizados)
1.
Recrutamento de funcionários
2.
Seleção de funcionários com pesquisa cadastral
3.
Admissão e procedimentos de registro
4.
Contrato de experiência.
5.
Treinamento de funcionários - interno e externo – com realização
de cursos, palestras, etc.
6.
Atualização das fichas de registro dos funcionários
7.
Atualização das carteiras profissionais
8.
Preenchimento de declarações para fins de concessão de
aposentadoria
9.
Preenchimento da Relação de Salários Contribuição para fins de
concessão de benefícios
10.
Preenchimento de Atestado de Afastamento do Trabalho para fins de
concessão de auxílio doença
11.
Preenchimento da CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho para
fins de concessão de auxílio acidente.
12.
Formalização de advertências disciplinares
13.
CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
14.
Confecção/atualização do quadro de horário de trabalho
15.
Escala de revezamento e de férias – elaboração e controle
16.
Salário-família – controle/concessão
17.
Controle das horas extraordinárias com elaboração de crachá de
ponto e controle do sistema de ponto-eletrônico
18.
Elaboração da folha de pagamento
19.
Emissão dos comprovantes de pagamento dos salários
20.
Controle dos cartões salários para saque em quiosques 24 horas
21.
Elaboração da folha de pagamento do 13º salário
22.
Elaboração e recolhimento das guias de INSS (GPS)
23.
Obtenção de CND – Certidão Negativa de Débitos com INSS
24.
Elaboração e recolhimento das guias de FGTS – GFIP e SEFIP
25.
Obtenção de CRF – Certificado de Regularidade de Situação do FGTS
perante à Caixa Econômica Federal
26.
Conectividade social – inscrição e acompanhamento junto à Caixa
Econômica Federal
27.
Retenção e recolhimento de contribuições sindicais – patronal e
dos empregados
28.
PIS – cadastramento de novos funcionários
29.
PIS – elaboração das guias e recolhimento
30.
Emissão dos informes de rendimentos
31.
Pesquisa cadastral dos funcionários – serviços terceirizados e
cobrados à parte
32.
Livro de inspeção trabalhista
33.
Aquisição e controle de uniformes
34.
Rescisões dos contratos de trabalho – planilha de cálculo, emissão
de recibos e guias
35.
Homologação das rescisões dos contratos no Sindicato de classe ou
na DRT (reembolso de despesas objeto de cobrança em separado).
36.
RAIS – Relação Anual de Informações Sociais (serviço especial que
é cobrado em separado com base no Referencial de Serviços Especiais da (AABIC).
37.
Recolhimento de Imposto de Renda retido na fonte dos funcionários.
38.
DIRF – Declaração de Imposto de Renda retido na fonte (cobrado à
parte com base no Referencial da AABIC).
39.
Controle dos seguros de vida – para suprir exigência da convenção
coletiva de trabalho.
40.
Aquisição e distribuição de cestas básicas – atendimento à
convenção coletiva de trabalho.
41.
Inscrição/renovação do Condomínio no PAT – Programa de Alimentação
do Trabalhador
42.
Vale alimentação/refeição.
43.
Controle, aquisição e distribuição de vales transporte.
44.
Convênio de assistência médica.
45.
Convênio de assistência odontológica.
46.
CIPA – Atendimento à NR-5.
47.
EPI – Atendimento à NR-6.
48.
PCMSO – Atendimento à NR-7 – serviço terceirizado e cobrado em
separado..
49.
PPRA – Atendimento à NR-9 – serviço terceirizado e cobrado em
separado.
50.
PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário – serviço
terceirizado e cobrado em separado
51.
LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho –
serviço terceirizado e cobrado em separado.
GESTÃO
FINANCEIRA
1.
Elaboração e acompanhamento das previsões orçamentárias.
2.
Elaboração do quadro de rateio das despesas.
3.
Emissão dos recibos/boletos bancários.
4.
Controle dos pagamentos das cotas condominias – conferência das
baixas relacionadas pelo Banco.
5.
Cobrança administrativa de devedores – via carta e telefonemas.
6.
Emissão de Declaração Negativa de Débitos Condominiais.
7.
Contas a pagar – controle dos vencimentos e emissão de cheques
para a liquidação dos pagamentos.
8.
Quitação dos pagamentos no próprio caixa, via bancos ou on line.
9.
Conciliação da conta bancária.
10.
Gestão tributária – cálculo para aplicação das alíquotas, retenção
e recolhimento do PIS, COFINS, CSLL, ISS, INSS e IRF.
11.
Armazenamento de dados, inclusive controle da cumulatividade, para
as informações anuais dos recolhimentos de PIS, COFINS e CSLL.
12.
Prestação de contas mensais – contas ordinária, undo de reserva,
fundo de obras, fundo de custeio do 13º salário, etc., com elaboração de
demonstrativos de pagamentos de despesas e de recebimentos das cotas, dos
devedores de cotas e balancete geral contendo a posição financeira do mês.
13.
Confecção das pastas de prestação de contas mensais.
14.
Controle da remessa e devolução das respectivas pastas.
15.
Elaboração das respostas às dúvidas e comentários consignados pelo
Corpo Diretivo nos Termos de Verificação de Contas que capeia a prestação de
contas.
16.
Elaboração de balancetes anuais para apresentação na assembleia
Geral Ordinária.
17.
Disponibilização dos balancetes e demais demonstrativos
financeiros na INTERNET.
18.
Gestão dos contratos coletivos de TV por assinatura – conferência
das faturas, cobrança e controles das baixas.
19.
Gestão da conta corrente bancária exclusiva do Condomínio.
20.
Acompanhamento dos investimentos feitos pelo Condomínio no mercado
financeiro.
21.
Obtenção de Certidão Negativa de Débitos de Tributos e
Contribuições Federais.
GESTÃO DE ASSUNTOS JURÍDICOS
1.
Atualização permanente da legislação que envolve a administração
de Condomínios
2.
Consultoria tributária, fiscal e trabalhista.
3.
Emissão de notificações extra-judiciais e judiciais – serviço
cobrado em separado.
4.
Assessoria na alteração da Convenção de Condomínio – cobrado à
parte.
5.
Assessoria na elaboração de Regimentos Internos.
6.
Assessoria na assinatura de contratos de prestação de serviços, de
terceirização, de locação de espaços, etc..
7.
Ações e acompanhamento da cobrança judicial dos devedores de cotas
– serviço cobrado em separado.
8.
Emissão de relatórios periódicos abrangendo o andamento das ações.
9.
Acompanhamento das ações trabalhistas, cíveis e tributárias –
serviço cobrado em separado.
10.
Acompanhamento das ações propostas em Juizados Especiais – serviço
cobrado em separado.
Fonte: Espaço AABIC - SíndicoNet
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